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Noticia Dream Care

Entenda como funciona o seu sono


 

O sono é um processo necessário para o organismo e divide-se em duas fases principais, o sono não-REM (sem movimentos oculares rápidos, do inglês REM – “rapid eye movement”) e sono REM. Ao todo, os cinco estágios do sono formam o ciclo, durando cerca de 90 minutos cada um. Desta forma, um ciclo do sono é repetido de quatro a cinco vezes por noite.

 

SONO NÃO-REM

O sono não-REM ocupa cerca de 75% do sono e estrutura-se em 4 fases.

Fase 1 – transição entre sono e vigília, facilmente interrompida por ruídos ou toques. Ondas cerebrais rápidas.

Fase 2 – Sono mais profundo. Cessam os movimentos dos olhos. Os músculos relaxam. Importante para a consolidação da memória. São necessários estímulos mais intensos para despertar. Ondas cerebrais rápidas.

Fase 3 – Mais profunda que a anterior. Início de ondas lentas. Atividade cardíaca e respiração abrandam. Importante para funções reparadoras do sono.

Fase 4 – Corresponde ao sono mais profundo, em que é mais difícil acordar uma pessoa. Continuam as funções reparadoras, de crescimento e recuperação de células, tecidos e órgãos.

SONO REM

No sono REM há atonia muscular generalizada, mas aumento marcado da atividade cerebral. É nesta fase que ocorrem os sonhos. Pode ser também importante para a consolidação da memória.

Ao longo da noite os ciclos de sono não-REM – REM sucedem-se a cada 90 a 110 minutos, e os períodos de sono REM tornam-se progressivamente mais longos. Os últimos correspondem a 25% do total, portanto passamos menos de ¼ do tempo a sonhar.

 

As necessidades de sono variam em função da altura do ano, da atividade física e profissional e sobretudo da idade: os bebés passam 95% do tempo a dormir no útero durante a gravidez, um recém-nascido pode dormir cerca de 16 horas. Já uma criança de quatro anos pode dormir até 12 horas, um adolescente 10 horas, um adulto cerca de 8h e um idoso cerca de 6 horas.