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Noticia Dream Care

Mitos e verdades sobre o sono


 

Dormir bem é fundamental para acordar com disposição para um novo dia. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) quase 40% das pessoas no Brasil têm dificuldades para dormir. Durante o sono o processo de aprendizagem se consolida, o organismo repousa, refaz as energias e se prepara para começar tudo de novo no outro dia.

Existem muitos mitos quando assunto é sono, mas você sabe quais são realmente mentiras e quais são verdadeiros? Confira.

 

É preciso dormir pelo menos 8h para estar em forma? MITO

Nem todos são iguais com relação às necessidades de sono. Mesmo que a maioria da população durma entre 7 e 8 horas por noite, as necessidades são individuais e fazem parte dos genes de cada um. Enquanto alguns precisam de 9 h para estarem em forma, outros se contentam com 5 h.
 

Os esportistas dormem melhor? VERDADE

Sim. Uma boa razão para não reclamar em fazer esporte. Ter uma atividade física regular age positivamente na qualidade e na duração do sono. Importante notar que é preferível evitar a prática de esporte no final do dia e que atividades “leves” são mais favoráveis.
 

É preciso dormir mais aos finais de semana para repor o sono? MITO

Estudos mostram que para repor uma noite de sono é preciso três noites bem dormidas, imediatamente após. Dormir até mais tarde aos finais de semana não ajuda a repor o sono. Pelo contrário, um dos hábitos saudáveis para dormir melhor é ir para a cama e levantar todos os dias no mesmo horário. 
 

O sono facilita a memorização? VERDADEIRO

O sono ajuda a assimilar as informações acumuladas ao longo do dia. Quando você dorme, os neurônios continuam em plena ação para selecionar e classificar. Em resumo, para facilitar o processo de memorização. Esta é a razão pela qual aconselha-se aos estudantes de relerem suas anotações antes de dormir e de não encurtar suas noites de sono, de tal forma que o cérebro tenha todo o tempo necessário para assimilar essas informações.