Categoria: Saúde e Bem Estar
Em 27/01/2016 Dream Care Publicou
Clínica do sono rj rio de janeiro polissonografia eeg apneia ronco  insônia disturbio
Falta de sono aumenta a ansiedade antecipatória
 
 
A falta de sono e os transtornos psicológicos costumam andar juntos, mas até agora esta conexão não estava muito clara. Pesquisadores da UC Berkeley descobriram que a falta de sono pode ter um papel importante na aceleração de regiões do cérebro que contribuem para a preocupação excessiva. Pesquisadores examinaram o cérebro de 18 adultos jovens saudáveis, enquanto estes visualizavam dezenas de imagens, primeiramente após uma boa noite de sono e, mais uma vez, depois de uma noite sem dormir, medindo a atividade cerebral por ressonância magnética (IRM). As imagens eram de natureza neutra, perturbadoras ou alternadas entre ambas.
 
Para desencadear a ansiedade antecipatória, os pesquisadores prepararam os participantes para ação usando uma de três pistas visuais antes de cada série de imagens. Um sinal grande de menos em vermelho avisava aos participantes que eles estavam prestes a ver uma imagem altamente desagradável, como uma cena de morte. Um círculo amarelo remetia a uma imagem neutra, como uma cesta sobre uma mesa. Talvez a pista mais estressante tenha sido o ponto de interrogação branco, que indicava que uma imagem apavorante ou branda e inócua estava por vir, o que deixava os participantes em estado de suspense aumentado.
 
Na situação de privação de sono e espera em antecipação com suspense por imagem neutra ou perturbadora, a atividade dos centros emocionais do cérebro de todos os participantes atingiu um pico, principalmente na amídala e no córtex insular. Vale notar que a amplificação do impacto da privação de sono foi mais dramática entre as pessoas já ansiosas como traço inato. Se a falta de sono for um fator chave nos distúrbios de ansiedade, como este estudo sugere, este passa a ser um alvo potencialmente tratável".
 
 
Fonte: www.jneurosci.org acessado em 27/01/2015


Dreamcare - Clinica do Sono - Todos os direitos reservados ® | Site desenvolvido por ECOS ©