Categoria: Saúde e Bem Estar
Em 25/05/2016 Dream Care Publicou
Clínica do sono rj rio de janeiro polissonografia eeg apneia ronco  insônia disturbio
Dormir depois de comer é prejudicial?
 
 
Já deve ter ouvido falar, ou vivenciado a experiência de acordar a meio da noite com má disposição, ou até mesmo de manhã com o estômago às voltas. Uma das possíveis causas pode ter sido derivado ao que comeu na noite anterior, principalmente se foi dormir logo após a refeição.
Porém, essa mal disposição depende de pessoa para pessoa e do tipo de alimentação que fez. Algumas pessoas, após as refeições, podem dormir sem quaisquer problemas e acordam bem no dia seguinte. Assim como outras pessoas, podem tanto acordar bem, como mal dispostas, ou nem conseguir dormir.
 
Alguns especialistas defendem que devemos realizar a famosa “sesta”, e que descansar entre 20-30 minutos após as refeições é muito importante. Não é dormir, é apenas descansar! Esse tempo de repouso após as refeições ajuda na circulação do sangue pelo aparelho digestivo, ajudando na digestão. Este tipo de “sesta” é mais vantajoso no horário de almoço, já que ao jantar é importante esperar 2 horas até efetuar o seu sono noturno.
 
Sabe-se que o nosso metabolismo é mais lento durante a noite. Logo, a nossa digestão também vai ser demorada durante o período noturno, principalmente se a ingestão de alimentos for muito excessiva e elevada e valores calóricos. O fato de ir dormir logo a seguir à refeição, irá acumular reservas de gordura, provocando um aumento de peso. Por isso, durante a noite, deve optar por alimentos mais leves, com baixo conteúdo calórico, e em quantidades menores do que aquelas que comemos durante o dia.
 
Sabe-se ainda que a ingestão excessiva de alimentos ou de outros alimentos em particularidade, favorecem o aparecimento da azia. A própria posição em que estamos deitados também favorece esse refluxo, causando algum desconforto e dando a sensação de ardor e calor. Por isso, a ingestão de certos alimentos como cebola, chocolate, pimenta, alimentos gordurosos, picantes, alho, tomate e frituras, à noite, minutos antes de ir dormir, pode provocar azia, causando algum desconforto durante a noite e atrapalhando o sono.
 
 
 
Fonte: www.ossonhadores.com.br


Dreamcare - Clinica do Sono - Todos os direitos reservados ® | Site desenvolvido por ECOS ©