O Sono
 
O sono é um fenômeno universal, pelo menos ao nível dos vertebrados e tem sido objeto de curiosidade e interesse desde tempos remotos. A definição comportamental de sono engloba quatro critérios:
 
* Diminuição dos movimentos (como andar, falar, escrever, etc);
* Postura típica (dormir deitado, como ocorre em humanos);
* Redução da responsividade a estímulos de baixa intensidade como sons, toques, etc.;
* Reversibilidade entre estados de vigília (acordado) e sono.
 
Podemos classificar o sono em dois estados,que formam um ciclo, sono sincronizado ou sono NREM e o sono dessincronizado ou sono REM (do inglês, rapid eyes movement). O primeiro é dividido em quatro fases ou estágios, segundo o aumento de sua profundidade. O segundo é caracterizado pela dessincronização dos potenciais (baixa amplitude e alta freqüência das ondas cerebrais), episódios de movimentos oculares rápidos e atonia muscular. Além disso, o sono REM é denominado também de sono dos sonhos, já que é o período em que estes ocorrem.
 
Várias funções são atribuídas ao sono. A hipótese mais simples é a de que o sono se destina à recuperação pelo organismo de um possível débito energético estabelecido durante a vigília. Além desta hipótese, outras funções são atribuídas, especialmente ao sono REM, tais como: manutenção da homeostase, dos neurotransmissores envolvidos no ciclo sono-vigília, sedimentação da memória, termorregulação entre outras.


Dreamcare - Clinica do Sono - Todos os direitos reservados ® | Site desenvolvido por ECOS ©