Enviando...

Noticia Dream Care

As alterações no sono durante a terceira idade


Com o envelhecimento uma série de mudanças acontecem não só na rotina das pessoas, mas também no organismo. A diminuição de atividades físicas e o uso de medicamentos podem alterar também o padrão de sono. Durante a terceira idade, queixas sobre insônia, sonolência diurna, falta de memória e sono irregular, são comuns.

Uma das principais mudanças no organismo durante o envelhecimento é a queda da produção de melatonina (hormônio do sono), por isso os idosos passam a ter um sono irregular. Normalmente a vontade de dormir começa mais cedo, as horas de sono são menores e é comum acordar com mais frequência durante a noite.

Algumas outras causas das modificações do sono e perda de qualidade são doenças. As alterações no sono também podem ser sintomas peculiares de doenças, como Mal de Parkinson, problemas respiratórios e sobrepeso.

Para mais qualidade na hora do descanso é aconselhado que os idosos tenham uma rotina diferenciada. Evitar o uso de álcool, café e cigarro é uma excelente escolha, assim como revisar o uso de alguns medicamentos, exercitar-se ao menos três vezes por semana, cochilar após o almoço, ter um ciclo social diário e manter o quarto em ambiente escuro e silencioso na hora de dormir.