Enviando...

Noticia Dream Care

Você sabia? Curiosidades do sono


O sono é um processo comum a todos os seres humanos. É por meio dele que nosso organismo regula diversos hormônios e funções necessárias para um melhor desempenho.

Mas você sabe o que acontece durante o sono?        

Confira algumas curiosidades:

O cérebro nunca dorme, especialmente nos sonhos mais profundos, quando, na verdade, ele está mais ativo. Na hora de dormir, as conexões neurais de novas memórias são estabelecidas e é ’jogado fora’ o que não serve. Se não houver esse ’descarte’ é possível desenvolver problemas de memória e certas doenças como o Alzheimer.

É sempre recomendável dormir em um quarto aquecido. O motivo está no fato de que, ao relaxar, temos nossa capacidade termorregulação diminuída, o que faz com que a temperatura temporal caia um pouco.

Só sonhamos com rostos conhecidos. Independentemente, de lembrarmos ou não das faces que vimos em nossos sonhos, não podemos gerar imagens novas, somente sonhamos com faces conhecidas, embora muitas vezes nosso cérebro não as associe a pessoas conhecidas. Podem ser rostos que vimos uma vez de passagem na rua, mas nosso subconsciente nos traz aos sonhos somente rostos já vistos anteriormente.

• O sono no mundo animal é um pouco diferente. Mamíferos podem precisar de 2 horas a 22 horas de sono por dia. O morcego por exemplo, dorme 20h por dia, já as girafas somente 2h.

• O olfato muda durante o sono. Isso foi comprovado durante um estudo conduzido pela Universidade Brown no qual os cientistas expuseram voluntários a uma variedade de cheiros enquanto eles dormiam. Segundo os cientistas, assim que se encontravam em estado de sono profundo, os participantes não demonstraram qualquer tipo de reação, mesmo quando em contato com cheiros muito fortes.

Bebidas alcoólicas tem forte influência no sono. Segundos alguns estudos realizados, embora a bebida faça com que as pessoas adormeçam mais depressa, a ingestão da substância pode reduzir a fase REM do sono e provocar mais pesadelos, resultando em interrupções durante esse período de torpor.